Este site utiliza cookies. Fechar
Home/Informação Técnica/Ferramentas de Gestão Ambiental

Ecologia Industrial

O princípio fundamental da Ecologia Industrial é a procura pelo "completar dos ciclos de vida dos materiais" através da sua reutilização, reciclagem ou valorização energética após a sua utilização, de forma a aproveitar ao máximo o valor dos materiais / resíduos. O próprio resíduo deixa de ser considerado como tal passando a ser matéria-prima de outra actividade.

A Ecologia Industrial requer que uma unidade industrial seja analisada em conjugação com as unidades industriais que a rodeiam. Trata-se de uma visão sistémica em que se procura optimizar a totalidade do ciclo de materiais, desde as matérias virgens, passando pelos materiais na sua forma final, os componentes, o produto quando obsoleto, até ao seu processamento em fim de vida.

Os resíduos podem tornar-se em nova matéria-prima que outra indústria deverá utilizar de forma eficiente. Numa época em que os preços das matérias-primas continuam a subir, e as suas reservas a diminuir, é imprescindível encontrar alternativas que possam satisfazer as necessidades dos sectores produtivos e simultaneamente garantir que as próximas gerações possam satisfazer as suas próprias necessidades.

Apostar numa política de redução, reutilização, reciclagem e/ou valorização energética dos resíduos é a estratégia mais aconselhável para diminuir custos e promover soluções de destino final adequadas aos resíduos.

Contactos

Morada
Belavista Office
Estrada de Paço de Arcos 66 e 66A
2735-336 Cacém
Lisboa - Portugal
Telefone
+ 351 210 920 656
Fax
+ 351 210 920 609
e-mail
geral@ambiprime.com