Eco-Eficiência
Na actualidade, e de uma forma crescente no futuro, o desempenho ambiental é um factor de competitividade para as empresas. A prazo, as empresas pouco eficientes do ponto de vista ambiental terão maiores dificuldades em sobreviver num mercado cada vez mais aberto e globalizado.
A Eco-Eficiência corresponde a um conceito de gestão empresarial que tende a promover, no seio da empresa, uma organização mais eficiente dos seus processos produtivos, com aumento de qualidade dos produtos fabricados ou serviços prestados.
Tal como na Ecologia Industrial, a Eco-Eficiência assume que economia e preocupações ambientais não se excluem mutuamente, antes pelo contrário, a sua conjugação apresenta benefícios quer para as empresas, quer para a sociedade em geral, garantindo a continuidade dos negócios numa base sustentável.
Pretende-se intensificar a competitividade das empresas através da redução dos custos de produção ao nível do consumo de matérias-primas, energia, água, da gestão de resíduos, efluentes líquidos e gasosos e através da redução de riscos ambientais e de segurança no trabalho.
As tendências futuras em termos legislativos, expectativas da opinião pública e dos parceiros de negócio vão na direcção de uma responsabilização integral das empresas em todos os aspectos ambientais. A melhor forma de quantificar a Eco-Eficiência de uma empresa será pela análise de indicadores de desempenho, os quais podem formar uma base importante para a avaliação da sua performance ambiental.
A chave da Eco-Eficiência consiste em criar mais valor, consumindo menos recursos e minimizando os impactes ambientais. Representa essencialmente uma estratégia inovadora, mas também evolucionária, que assume uma nova perspectiva das necessidades da sociedade, nomeadamente no que diz respeito ao desenvolvimento sustentável.